sexta-feira, 3 de junho de 2016

Pequenas coisas que me fazem sorrir



Estou cansada depois de um dia longo, mas vou relaxar andando de patins. Sinto falta da música e ando sem companhia. Mas não estou completamente sozinha, há pessoas que passam por mim o tempo todo, Pessoas diferentes com vidas diferentes; e pela falta da trilha sonora em minha mente, escuto a conversa delas. Ouço a história de uma briga entre amigas, e sons me narram a ocasião de uma festa familiar. Quando me dou conta, estou escutando os barulhos dos carros e até mesmo de uma pedrinha que rolou no chão. Começo a ouvir tudo, prestando atenção em todos os detalhes que me rodeiam. Pessoas passam e trocam olhares comigo. Às vezes sorrisos, e essa é pra mim a melhor parte.  

Passo agora por um caminho estreito, e os que rumam por ali vão andando em passos lentos, conversando sobre o dia anterior. Aproveito a situação para observar o mar, que está a poucos metros de mim. Vejo pessoas surfando, e um tempo depois enxergo as ondas batendo nas pedras. Então, logo vem uma brisa para aliviar o calor infernal.
A pior parte é a volta, pois sigo meu rumo contra o vento, e ele me leva tão fácil quanto levaria uma folha de papel. Tenho que fazer muito esforço para voltar. Meu corpo começa a doer, e basta mais um sopro para eu cair. Quando estou quase desistindo, escuto a voz de uma criança proferindo os dizeres:
"Pai! Olha! Aquela menina está de patins!" 
Por algum motivo, isso me reanima e me faz sorrir. 

Quando finalmente chego ao banco para tirar os patins, sinto um alívio só em poder me sentar, pois meu corpo inteiro dói. Tiro os equipamentos e volto à minha casa.

Então, deito na minha cama e paro para pensar nas pequenas coisas que me fazem sorrir, nas pequenas coisas que dão vida a uma nova alegria, nas pequenas coisas que me fazem perceber o quão incrível é o nosso mundo e nas pequenas coisas que tornam possível ver o que há de maravilhoso. Reflito que, de vez em quando, largar a música por um curto período de tempo e deixar o silêncio tomar conta da minha mente pode me fazer ver o pequeno planeta em que vivo com outros olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário